Facilitário

Dúvidas Frequentes

Cadastro

Qual é a importância do cadastro do cliente?

O cadastro do cliente é muito importante, pois com essas informações podemos entrar em contato com o cliente caso ocorra inadimplência. O cadastro deve estar sempre atualizado e as informações nele preenchidas devem espelhar a realidade.

Quais os documentos necessários no preenchimento do cadastro?

Os documentos solicitados para o cadastro são: RG, CPF, comprovante de endereço, e comprovante de renda. O comprovante de renda e endereço com data de até 3 meses, no máximo. Quanto mais atual, mais confiável será a informação. Todos os documentos deverão ser escaneados e guardados dentro do sistema da Facilitário.

Por que tenho que colocar tantos telefones no cadastro?

Ligação telefônica é o principal meio de cobrança. Devem-se evitar cadastros apenas com telefones celulares, o celular é importante também. Porém somente ele não garante uma boa cobrança. Evitar também copiar os mesmos telefones nos campos de residencial, celular, comercial, referência 1 e referência 2. Sempre informe telefones diferentes nestes campos, pois quanto mais contato tiver, mais eficiente será a cobrança. Nas referências, dê preferência a telefones de parentes mais próximos, evite amigos e vizinhos. E no telefone comercial evite celular.

Posso cadastrar autônomos que não tem comprovante de renda?

Os autônomos podem ser cadastrados, porém devem preencher uma declaração de autônomo, que serve como comprovante de renda. Independente da informação fornecida pelo cliente, a loja deve colocar no cadastro os valores constantes na tabela fornecida pela Facilitário para informações de renda, que é a média de mercado informada pelo IBGE.

Como faço para cadastrar aposentados?

Neste caso o comprovante de renda será o comprovante emitido pelo banco, ou um extrato bancário, desde que este diga o valor do benefício recebido pelo aposentado.

Posso cadastrar clientes “do lar”?

Sim, neste caso o comprovante de renda será do esposo. Pode ser feito de duas formas:

  1. Cadastro em nome do esposo, informando a esposa como autorizada - neste caso os dois podem assinar o carnê.
  2. Cadastro em nome da esposa, que é “do lar”, mas com comprovação de renda e dados comercias do esposo para confirmação. Neste caso quem assina o carnê é a esposa.

Por que alguns clientes estão no sistema como “Cliente bloqueado”?

Isso ocorre por inconsistências cadastrais de telefones, endereço, renda, documentos e/ou consultas no SPC e Serasa. Também podendo ocorrer se o cliente tiver algum contrato com atraso superior a 180 dias. Caso o cliente esteja bloqueado, favor entrar no cadastro, abrir observações, marcar todas e verificar qual a inconsistência. Ao identificar a inconsistência, fazer as devidas atualizações, entrar em contato com a Facilitário para fazer as confirmações e liberação caso tudo se confirme.

Posso fazer alteração de renda nos cadastros de clientes?

As alterações de renda só serão feitas pela Facilitário. Isso será feito através da digitalização do comprovante de renda no sistema e posterior contato com a Facilitário. O comprovante poderá ser enviado também via email ou fax.

Os clientes podem autorizar outras pessoas a assinarem por eles?

O cliente pode autorizar terceiros para comprar em seu nome, desde que assine o termo “autorizados” fornecido pelo sistema. Uma vez assinado, o autorizado poderá sempre assinar os carnês pelo cliente.

Qual a importância do campo observações?

O campo observações é uma importante ferramenta para a comunicação entre a Facilitário e o lojista, auxiliando a cobrança do seu cliente. As ações tomadas pela Facilitário para a cobrança do cliente em atraso são gravadas neste campo, sendo que o lojista também poderá utilizá-lo para informações adicionais, tais como: outros telefones de contato, informações de cheque pré-datado, registro que o cliente avisou a loja que pagará tal dia, enfim, informações que auxiliam o processo de cobrança.

Recebimento

Posso receber pagamentos de parcelas via cartão de crédito ou débito?

É terminantemente proibido aceitar cartão de crédito. O cartão de débito preferencialmente não. O pagamento via cartão de débito gera um custo que varia de 2,5 a 3% ao lojista pagos ao banco. Além disso, o valor é repassado pelo banco ao lojista somente de 2 a 3 dias úteis após a venda. Caso o lojista esteja disposto a aceitar essas exigências do banco, pode aceitar o cartão como forma de pagamento, porém o repasse do dinheiro para a facilitário deve ser feito no próximo dia útil como acordado por contrato, independente da data do repasse pelo banco. Lembrando que de acordo com a legislação, o lojista NÃO é obrigado por lei a aceitar o cartão ficando assim a critério do próprio lojista. A legislação está disponível no site www.receita.fazenda.gov.br.

Posso receber pagamentos de parcelas via cheque?

O pagamento de parcelas do crediário com cheque poderá ser aceito desde que o cheque seja do próprio cliente e com o valor exato da parcela. Caso o cheque volte a parcela paga poderá ser estornada.

Posso receber pagamentos de parcelas via cheque pré-datado?

O pagamento da parcela do crediário com cheque pré-datado também deverá ser em nome do próprio cliente e no valor exato da parcela. Neste caso a baixa do pagamento só ocorrerá no dia do desconto do cheque, bem como baixa do SPC, caso este cliente esteja registrado. Caso o cheque pré-datado seja referente a uma parcela vencida, o valor correto a ser cobrado até a data do cheque pré-datado poderá ser calculado no sistema, na tela de pagamentos, alterando a data da tela para a data do cheque pré.

O que faço se o cheque for devolvido?

Caso o cheque seja devolvido o lojista deverá entrar em contato com a Facilitário, solicitando o estorno do pagamento com cheque.

Posso alterar a data do vencimento do carnê?

Na tela da venda o sistema dá a opção de alterar a data do primeiro vencimento.

Após a venda gravada, se o cliente quiser alterar a data de vencimento no mesmo dia da compra o lojista pode cancelar a venda e cadastrar novamente com a data escolhida pelo cliente. Após a data da venda, entrar em contato com a Facilitário para a alteração.

Financeiro

O que é operação de risco lojista (RLo)?

São casos em que a Facilitário não libera a venda para determinado cliente por algum motivo, seja nome registrado no SPC, falta de documentos, ou parcelas em atraso. A loja pode optar mesmo assim por vender para esse cliente, porém caso o cliente não pague as parcelas, estas serão cobradas da loja. Abaixo a lista de operações que são qualificadas como risco loja:

  1. para clientes-compradores com operações vencidas;
  2. para clientes-compradores com restrição no SCPC;
  3. para clientes-compradores sem limite de crédito ou com limite excedido;
  4. para clientes compradores menores de idade não emancipados;
  5. sem comprovante de renda (exceto autônomos) e/ou com renda adulterada;
  6. sem carnê assinado;
  7. que tenham vendas canceladas e/ou mercadoria devolvida;
  8. que não represente efetiva transação comercial;
  9. que não tenham os documentos digitalizados e salvos no SISTEMA FACILITÁRIO.

Obs: Sempre que a operação for qualificada com risco loja, o sistema avisa e pede uma senha gerencial para poder efetuar a venda.

O que é o ressarcimento ao lojista?

É referente às vendas que foram cobradas do lojista por motivo de Risco Loja. Quando ocorrer o pagamento pelo cliente da parcela já cobrada pela Facilitário, o valor correspondente será creditado na conta corrente do lojista, a título de ressarcimento. Junto com o ressarcimento, será cobrada a taxa da cobradora de 20%.

Como informar o depósito?

Na barra superior do sistema, vá à aba Painel de controle > depósitos > informar depósitos. Abrirá uma janela aonde você clica em “Novo” e na próxima janela insira os dados do depósito e clique em salvar para finalizar.

Informei deposito errado. Posso estornar?

A informação do depósito não pode ser estornada, sendo assim, a melhor solução, em caso de informação errada de depósito, é entrar em contato com a Facilitário e informar o erro.

Suporte técnico

Qual impressora deve ser utilizada para impressão dos carnes?

Impressora matricial ou térmica de 40 colunas.

Erro de impressão

Se estiver imprimindo a página de teste, então a falha está na comunicação entre o sistema e a impressora, os principais motivos que podem causar este erro são: vírus, JAVA desatualizado, instabilidade na conexão com a internet, impressora não está instalada na porta LPT (Impressoras com conexão USB usam portas virtuais). Se não imprimir a página de teste significa que é problema técnico da impressora ou o drive não está instalado corretamente.

Impressão dos Contratos (Carnês)

Todas as vendas geram um contrato (carnê), e estes devem ser obrigatoriamente impressos e assinados pelo cliente ou seu autorizado, inclusive os contratos de acordo, pois estes deverão ser apresentados à Facilitário sempre que solicitado.

Como imprimir uma 2ª via do carnê?

Abra o cadastro do cliente, clique no botão , na janela sequinte selecione o contrato que deseja imprimir e clique no botão

Como imprimir uma 2ª via do Recibo de Pagamento?

Abra o cadastro do cliente, clique no , na janela seguinte selecione a parcela que deseja imprimir e clique no botão

Scanner

O Scanner não se comunica corretamente com o sistema se estiver utilizando o Windows XP, sendo necessário digitalizar para o computador e posteriormente fazer Upload para o sistema. Se utilizar o Windows 7 ou superior, os arquivos podem ser digitalizados diretamente para o sistema.

Como digitalizar um documento?

Windows XP: fazer a digitalização para o computador (um documento de cada vez), feito isto, abra o sistema, acesse o cadastro do cliente, clique no botão “Documentos”, na janela seguinte clique em “Novo Documento”, em seguida clique em “Adicionar”, localize o documento e clique em “Abrir”, e depois em “Upload”, selecione o tipo de documento, após a imagem aparecer ao lado direito da janela clique em “Salvar” (siga estes passos para todos os documentos necessários).

Windows 7: abra o sistema, acesse o cadastro do cliente, clique no botão “Documentos”, na janela seguinte clique em “Novo Documento”, na parte inferior ao lado direito da tela seguinte, clique em “Scanner”, em seguida clique no botão , feito isto, abrirá o aplicativo padrão do seu scanner, e então clique em “Digitalizar” ou “Iniciar” (depende da marca/modelo do seu scanner), ou o botão que inicia a digitalização, selecione o tipo do documento, após a imagem aparecer ao lado direito da janela e depois salve.

Observação: Para iniciar a digitalização dos documentos, certifique-se de que o cadastro do cliente está salvo e se o sistema já gerou o código do cliente, caso contrário, não será possível efetuar a digitalização.

Os documentos podem ser digitalizados como um único arquivo?

Não. Os documentos devem ser digitalizados separadamente.

Os documentos digitalizados tem validade?

Todos os documentos devem ser atualizados. O comprovante de renda e de residência tem validade de aproximadamente 5 meses, a partir da data de digitalização para o sistema, esta data é apresentada na tela dos “Documentos”.

Erro ao fazer login no Sistema.

Se o sistema estiver apresentando erro de “applet”, basta fechar o sistema e fazer atualização do JAVA no link www.java.com , clicar no botão “Download Gratuito do Java” e executar a instalação, feito isto, limpe todo histórico de navegação em seguida pressione Ctrl+F5, e efetuar o login novamente.

Ao fazer login no Sistema, aparece mensagem que a aplicação esta desatualizada, como proceder?

É necessário limpar todo o histórico do seu navegador, da seguinte maneira:

Internet Explorer: Menu “Ferramentas/Opções da Internet”, na aba “Geral”, clicar no botão “Excluir”, selecionar todas as opções na próxima janela e clica em “Excluir”, feito isto, pressiona as teclas “CTRL + F5” simultaneamente.

Mozilla Firefox: Menu “Ferramentas/Limpar dados pessoais...”, em seguida pressione as teclas “CTRL + F5” simultaneamente.

Google Chrome: Clicar no botão “Personalizar e controlar o Google Chrome” , localizado ao lado da barra de navegação, na parte superior direita da tela, na tela seguinte, clicar em “Limpar todos os dados de navegação”, na caixa de diálogo “Eliminar os seguintes itens desde:”, escolher a opção “desde o começo”, e selecionar todas as opções abaixo e clicar em “Limpar dados de navegação”, em seguida pressione “CTRL + F5”.

Como estornar/cancelar uma venda?

Abra o cadastro do cliente, clique no botão , na janela seguinte clique em , selecione o contrato que deseja cancelar e clique no botão

Como estornar um pagamento?

Abra o cadastro do cliente, clique no , na janela seguinte selecione a parcela que deseja estornar e clique no botão . O estorno nas lojas só é possível na mesma data em que o pagamento foi efetuado, para estorno em data posterior do pagamento, entre em contato com a Facilitário.